Você já caminhou hoje? Se não, deveria! A caminhada é uma ótima estratégia para a manutenção da sua saúde, além de promover um bem-estar generalizado e melhorar até mesmo questões como o seu humor.
E o bacana é que você pode caminhar na esteira e ter os mesmos benefícios, cuidando da sua saúde sem praticamente sair do lugar. Já pensou em incluir essa atividade em sua rotina e ter benefícios consideráveis?
Se não, é hora de considerar! Pensando nisso, preparamos um conteúdo dedicado exclusivamente a isso, para que você entenda as vantagens da caminhada na esteira e possa, finalmente, implementar esse hábito em sua rotina. Vamos lá, boa leitura!
Como fazer a caminhada na esteira?
Fazer caminhada na esteira é algo que não tem segredo. A dica é, primeiro, se posicionar com os pés meio abertos, na parte “fixa” do aparelho, que não vai começar a se mexer quando você ligar.
Então, resete tudo (geralmente, isso é feito apertando a tecla Stop) e aperte em Iniciar (que também pode estar como Start). Na maior parte das esteiras, é iniciada uma contagem de 3 segundos e, em seguida, ela começa a rodar.
O início é extremamente lento, então fique à vontade para colocar os pés na esteira e começar a caminhar. Se preciso, pode segurar no aparelho inicialmente, até que você se sinta mais à vontade.
Quais são as vantagens de caminhar na esteira?
Confira, agora, alguns dos benefícios da caminhada na esteira!
1. Promove a perda de calorias
Quer emagrecer? Então, caminhar é uma ótima pedida! Essas atividade colabora bastante com a redução do peso e faz com que você o mantenha em níveis saudáveis.
2. Ajuda no fortalecimento muscular
Embora não seja uma musculação, caminhar na esteira também ajuda em um fortalecimento progressivo dos músculos, especialmente os das pernas e das costas.
3. Melhora o humor
Fazer atividades físicas tem um impacto direto no humor, melhorando a sua qualidade de vida geral e o modo como se relaciona com o mundo à sua volta. Sendo assim, é uma boa estratégia para quem lida com questões como a ansiedade e/ou a depressão.
4. Fortalece as articulações
Além de ser boa para a saúde mental, a caminhada também faz com que as articulações também sejam fortalecidas e lubrificadas, consequentemente reduzindo problemas nessa região. Ou seja: legal também para as doenças ortopédicas!
5. Melhora a respiração
Acha que respira mal? caminhar na esteira pode ajudar! Essa é uma prática que otimiza diretamente a saúde do seu diafragma, fazendo com que ele seja fortalecido e a sua capacidade respiratória, aumentada.
6. Melhora do sono
Tem dificuldades para dormir? Então, que tal caminhar? Pessoas que praticam atividades físicas (especialmente pela manhã) tendem a dormir melhor, porque o corpo está mais cansado do dia que viveu. Então, não custa tentar!
7. Otimiza a saúde cardiovascular
Por fim, temos os benefícios da caminhada para a saúde cardiovascular. Ao ajudar no fortalecimento cardíaco, elas fazem com que o seu sangue seja bombeado de forma mais eficiente pelo corpo. E isso não é tudo, já que o emagrecimento também colabora com esse cenário.
Quais são as dicas para caminhar da forma certa?
Para fechar, veja algumas recomendações que podem fazer com que a sua caminhada na esteira seja não só mais divertida, mas também mais eficiente.
Use roupas confortáveis e seguras
O primeiro passo é garantir a sua segurança. Isso é feito de diversas formas, incluindo o uso de roupas confortáveis, assim como calçados que não escorreguem e nem causem dor. Garanta, também, que os cadarços estejam bem amarrados e não “pendurados” antes de começar.
Use o seu tempo de maneira útil
Você pode fazer a esteira sem fazer nada além disso, mas é possível que ache tudo meio entediante. Então, aproveite o momento para ouvir música, ler um livro ou assistir a um episódio da série que você está maratonando. Assim, é bem mais provável que você curta o momento!
Comece aos poucos
Não inicie já correndo. Vá aos poucos! Caminhe lentamente, em seu ritmo, suba a velocidade de forma gradual… não há pressa. Além disso, aumente progressivamente o tempo que você passa na esteira e tente não ultrapassar o período de uma hora. Entre 30 e 45 minutos é o período ideal.
Solte as mãos
Lembra que, no comecinho, falamos que você poderia se segurar na máquina? Não há problema em fazer isso, mas é legal que você vá soltando aos poucos. Assim, seu corpo será mais utilizado e os seus resultados, bem melhores.
Faça uso dos recursos da máquina
Conforme você conquistar mais segurança, explore os recursos da máquina. Mas lembre-se: com cautela! Mexa na velocidade, use os programas disponíveis e altere a inclinação. No entanto, não se esqueça: isso não é para quem está começando. Você pode cair e se machucar. Vá aos poucos.
Se mantenha hidratado
A hidratação é essencial para que o seu exercício seja bem aproveitado. Tenha uma garrafinha de água com você e tome pequenos goles ao longo de toda a sua caminhada.
Varie a intensidade
A intensidade dos exercícios também pode ser variada para que os resultados sejam melhores. Sendo assim, faça alguns minutos em alta velocidade ou inclinação, diminuindo em seguida até que o seu coração e respiração se normalize. Essa mudança faz com que mais calorias sejam queimadas!
Respeite os seus limites
Não importa se a pessoa do seu lado está a todo vapor. Não ligue para isso! Vá em seu ritmo, sempre respeitando os seus limites, os hábitos do seu corpo e outras características. E lembre-se: sempre peça a liberação do seu médico para começar qualquer atividade física. Pessoas com algumas alterações nos joelhos, por exemplo, não devem fazer esteira. Veja se você pode!
Gostou de saber mais sobre a caminhada na esteira? Agora é com você, hein? Encontre uma esteira para começar a caminhar e veja as mudanças que isso pode trazer para o seu bem-estar e qualidade de vida.
Antes de ir, aproveite para conferir o podcast Papo Saudável, do Hospital Israelita Albert Einstein! Você pode até escutar enquanto faz a sua caminhada, que tal, e ficar antenado(a) sobre saúde enquanto cuida dela. Boa diversão!
Revisão técnica: Alexandre R. Marra, pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE).