O astigmatismo pode levar à perda de nitidez e ao desconforto nos olhos. Tanto faz se o objeto que está sendo observado está longe ou perto; por mais que se faça esforço para focar, aqueles que têm essa condição nos olhos sentem muita dificuldade para enxergar.
- Saúde dos olhos: tudo o que você precisa saber!
- Lagoftalmo: incapacidade de fechar completamente os olhos compromete a visão
Uma vez confirmado o diagnóstico por meio de exame oftalmológico, o médico prescreverá lentes adequadas, proporcionando o retorno da visão clara e nítida.
O que é astigmatismo?
O astigmatismo é uma falha de refração que ocorre quando a curvatura da córnea é irregular. Com isso, a luz que vem do exterior forma a imagem em mais de um plano, resultando em uma visão borrada.
No astigmatismo, não importa se o objeto observado está longe ou perto, ele sempre será visto embaçado. No entanto, a menor ou maior nitidez vai depender do grau do astigmatismo. O esforço para focar a visão e conseguir uma imagem nítida pode causar dores de cabeça.
Quando o grau de astigmatismo é pequeno, a pessoa pode se acostumar à visão sem nitidez e não desconfiar que precisa de óculos. Por isso, recomenda-se visitas regulares ao oftalmologista.
Como corrigir o astigmatismo?
Com o uso adequado de óculos ou lentes de contato, o portador de astigmatismo volta a enxergar normalmente. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a curvatura da córnea também pode ser corrigida através de cirurgia refrativa (a laser).
Após a cirurgia, nunca mais vou precisar usar óculos?
Após a correção cirúrgica, o paciente com astigmatismo deve recuperar a visão normal e poderá dispensar os óculos. No entanto, há registros de uma regressão em cerca de 15% dos casos nos primeiros anos após a cirurgia.
Astigmatismo x miopia
É frequente a ocorrência de astigmatismo e miopia no mesmo olho. Em casos assim, a visão pode ser corrigida com lentes que retificam as duas falhas ou através de cirurgia.
As pessoas com astigmatismo e miopia têm dificuldade para enxergar tanto de longe quanto de perto, percebem os olhos embaçados e podem se queixar de dores de cabeça.
Procure ajuda médica caso perceba anormalidade na visão: o diagnóstico precoce evita complicações. Realize consultas regulares para avaliar a qualidade da visão e atualizar o grau dos óculos, se necessário.
Erros de refração
A refração acontece quando um feixe de luz atravessa o globo ocular formando a visão na retina. Quando os feixes de luz são desviados e não chegam focados à retina, a visão não é nítida. Os erros de refração mais comuns entre os brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, são miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes, médico do pronto atendimento e corpo clínico, preceptor da residência em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.